Logo
Time Brasil

Lorrane Santos e Matheus Pessanha serão os porta-bandeiras do Brasil no encerramento de Assunção 2025

Canoísta que conquistou a 60ª medalha de ouro e levantador de peso que quebrou recorde pan-americano lideram delegação neste sábado

Por Comitê Olímpico do Brasil

23 de ago, 2025 às 17:42 | 3 minutos de leitura

Compartilhe via:

Lorrane Santos e Matheus Pessanha serão os porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de encerramento de Assunção 2025. Foto: Marina Ziehe/COB

A canoísta Lorrane Santos, de apenas 15 anos, e o levantador de peso Matheus Pessanha, de 20, foram escolhidos como porta-bandeiras do Time Brasil para a cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-americanos Júnior Assunção 2025.
 

Lorrane fez história ao conquistar a 60ª medalha de ouro do Brasil em Assunção 2025, superando a marca de Cali 2021. A canoísta venceu a prova C1 500m com o tempo de 2:12.59, coroando uma participação excepcional que incluiu ainda o bronze no C1 200m e a prata no C2 500m.
 

Já Pessanha conquistou o ouro na categoria até 98kg do levantamento de peso com uma performance dominante. O brasileiro totalizou 380kg na final de sexta-feira, 22, sendo 168kg no arranque e 212kg no arremesso - neste último, estabelecendo novo recorde pan-americano Júnior. Desde o início, o Matheus impôs sua superioridade, com seus 155kg de abertura no arranque já superando as melhores marcas dos adversários.


Atletas foram surpreendidos por medalhistas olímpicos


Após sua última prova neste sábado, 23, Lorrane recebeu a notícia de que lideraria a delegação brasileira na cerimônia diretamente da vice-presidente do COB e medalhista olímpica no pentatlo moderno, Yane Marques, que aconselhou: "de porta-bandeira para porta-bandeira, eu fui em 2016 (nos Jogos Olímpicos), é uma emoção danada que você vai guardar pra sempre na sua vida. Que lhe motive para continuar nesse ritmo nos orgulhando e se realizando".
 

"É muito emocionante! Não sei nem como começar isso, mas estou muito emocionada pela apresentação", respondeu Lorrane.
 

Outro medalhista olímpico ficou encarregado de comunicar Matheus Pessanha: Leandro Guilheiro, dono de dois bronzes no judô em Atenas 2004 e Pequim 2008. O Chefe de Missão do Time Brasil em Assunção 2025 anunciou para a delegação brasileira.
 

“No masculino, vai ser um cara que é relativamente fraco, que vai ter dificuldade para levar a bandeira, acho, que é o Matheus Pessanha", brincou.
 

A dupla de porta-bandeiras irá liderar a delegação brasileira na cerimônia de encerramento, que acontece neste sábado (23), no Comitê Olímpico Paraguaio.
 

O evento será transmitido ao vivo no YouTube e no TikTok do Time Brasil, a partir das 19h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS