Cinco curiosidades para ficar de olho no Pan Júnior de Assunção
Evento será realizado no período de 9 a 23 de agosto, no Paraguai, e contará com 363 atletas representando o Brasil

Foto: William Lucas/COB
Os Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção 2025 marcam o início do novo ciclo olímpico rumo a Los Angeles 2028. A competição, que reúne atletas das Américas com até 23 anos, dá oportunidade para jovens vivenciarem um evento multiesportivo com estrutura oferecida pelo COB. A segunda edição do evento será realizada no Paraguai, entre os dias 9 e 23 de agosto, e contará com a presença de mais de 4 mil atletas de 41 países.
Vale destacar que na última edição do evento, Cali 2021, o Time Brasil encerrou a competição na liderança do quadro de medalhas. Abaixo, listamos cinco motivos para acompanhar de perto o desempenho brasileiro em Assunção.
1. A competição reunirá jovens promessas e nomes já consagrados nas categorias de base
Em Assunção, o Brasil contará com representantes que acumulam conquistas internacionais, além de revelar novos talentos. Guilherme Caribé, por exemplo, foi escolhido pela PanAm Sports como embaixador dos Jogos. Destaque da natação nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 e campeão sul-americano, o nadador estará nas competições junto de Stephanie Balduccini, finalista olímpica e campeã pan-americana, que também integra a equipe de natação.
2. A competição distribui vagas para os Jogos Pan-Americanos Lima 2027
Além da busca por medalhas, o Pan Júnior também é classificatório para a próxima edição adulta dos Jogos Pan-Americanos. Ao todo, serão 231 vagas diretas em diversas modalidades, assegurando a presença de atletas em Lima 2027.
3. O evento contará com ampla cobertura multiplataforma
Os Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção 2025 terão transmissão ao vivo e gratuita pelo canal oficial do Time Brasil no YouTube. O público também poderá acompanhar os bastidores da delegação brasileira e os destaques da competição nas redes sociais do Time Brasil, como Instagram, TikTok e X (antigo Twitter).
4. Novas modalidades serão disputadas em Assunção
A programação esportiva da segunda edição do Pan Júnior contará com modalidades que farão sua estreia no evento. Entre as novidades estão as disputas de Águas Abertas, BMX Freestyle, Esqui Aquático/Wakeboard, Golfe, Hóquei sobre a Grama, Rúgbi Sevens e Tiro Esportivo.
5. O Brasil é o atual campeão geral do Pan Júnior
Na edição inaugural dos Jogos Pan-Americanos Júnior, em 2021, na cidade de Cali, na Colômbia, o Time Brasil encerrou sua participação no topo do quadro de medalhas. Foram 164 conquistas no total, sendo 59 de ouro, 49 de prata e 56 de bronze. O resultado expressivo reforçou o potencial da nova geração do esporte brasileiro, que começa a se consolidar também em seleções adultas.