Logo
COB

Desafio COB de Startups já soma mais de 100 inscrições

Interessados em fazer parte do processo têm até a próxima sexta-feira, 8 de agosto, para se registrar

Por Comitê Olímpico do Brasil

5 de ago, 2025 às 11:27 | 3 minutos de leitura

Compartilhe via:

Falta pouco para o encerramento das inscrições para o Desafio COB de Startups, parceria entre o Comitê Olímpico do Brasil e o Arena Hub que gerou a iniciativa inédita de atrair soluções inovadoras capazes de impulsionar o ecossistema olímpico brasileiro. Até sexta-feira, 8 de agosto, a chamada pública está aberta para startups de todo o país, com inscrições disponíveis por meio do site arenahub.com.br/desafio-cob-startups.

O Desafio COB de Startups representa um passo importante na modernização e fortalecimento do movimento olímpico brasileiro. O objetivo principal da iniciativa é fomentar a inovação como uma aliada fundamental no desenvolvimento do esporte de alto rendimento e também na disseminação de uma verdadeira cultura esportiva. “Buscamos soluções tecnológicas e modelos de negócio que possam impactar diretamente o desempenho dos nossos atletas, a eficiência da gestão esportiva, a experiência dos fãs, o consumo de esporte pelos jovens, além de responder a pautas relevantes para a sociedade como sustentabilidade e igualdade de gênero", explica Manoela Penna, Diretora de Comunicação e Marketing do Comitê Olímpico do Brasil.

Tamanho engajamento apenas prova o que Fernando Patara, fundador e sócio do Arena Hub, já tinha percebido. “Quando idealizamos o desafio, sabíamos do potencial do ecossistema, mas a resposta superou as expectativas. Atingimos mais de 100 startups inscritas, de todas as regiões do Brasil, mais de 15 Estados, sem contar os projetos internacionais. Isso mostra o quanto a inovação no esporte está viva em todas as regiões e como o Brasil tem empreendedores preparados para transformar o setor”, analisa.

Ainda assim, o nível das inscrições impressiona Patara. “O que mais nos chamou a atenção foi a maturidade das soluções: mais de 68% das startups estão em estágio de tração ou operação. Ou seja, prontas para gerar impacto imediato. Também observamos diversidade nas teses, com destaque para soluções em gestão esportiva, bem-estar e tecnologia para performance, além de um olhar cada vez mais forte para inclusão e sustentabilidade no esporte”, descreve.

A proposta do programa é selecionar, apoiar e conectar startups que atuem com tecnologia, dados, impacto social, performance esportiva, engajamento de fãs e novos modelos de negócios. Aquelas que se destacarem no processo inicial, passarão por mentoria até a fase final da ação, uma apresentação especial durante a COB Expo 2025, um dos principais eventos do calendário esportivo nacional, que acontece em setembro, em São Paulo. 

Até o momento o programa já mais de 100 inscrições de projetos chegam de 15 cidades brasileiras diferentes – além da California, nos Estados Unidos, e da capital da Inglaterra, Londres. As startups interessadas apresentaram projetos relativos a seis áreas estratégicas:

  • Performance Humana: tecnologias para treino, recuperação, prevenção de lesões e gestão da performance de atletas;
  • Engajamento de Fãs: plataformas e experiências digitais que ampliem a conexão com o público;
  • Mídia e Conteúdo: novas formas de produção, distribuição e monetização de conteúdo esportivo;
  • Impacto Social e Sustentabilidade: iniciativas voltadas para inclusão, acessibilidade e responsabilidade ambiental;
  • Inteligência de Negócios: soluções baseadas em dados para tomada de decisão, digitalização e compliance; e
  • Patrocínio e Monetização: ferramentas para captação e ativação de patrocínios e novos modelos de financiamento.

Os projetos finalistas terão acesso a mentorias especializadas, visibilidade nacional, possibilidade de conexão com confederações esportivas, atletas, patrocinadores e investidores, além de participação em eventos promovidos pelo COB e Arena Hub. Também terão a chance de apresentar suas soluções na COB Expo, maior vitrine do esporte olímpico nacional. A seleção será feita com base em critérios como grau de inovação, maturidade da solução, capacidade de implementação, impacto no ecossistema esportivo e perfil da equipe.

Atualmente envolvidos com ciclos de palestras que relacionam o ambiente corporativo e de negócios à rotina do esporte de alto rendimento, o ex-nadador Thiago Pereira, medalhista olímpico e maior medalhista da história dos Jogos Pan-americanos, é um entusiasta do Desafio. “No esporte e na vida a gente aprende que nada se constrói sozinho. Por trás de cada medalha temos dados, saúde, estratégia e inovação. E agora o Comitê Olímpico do Brasil e o Arena Hub estão chamando as startups para fazer parte dessa transformação. Quem tiver uma solução que pode impactar o esporte brasileiro, essa é a chance”, incentiva Thiago.

Para mais informações, acesse o site oficial do desafio, arenahub.com.br/desafio-cob-startups. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: contato@arenahub.com.br.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS